A Anatomia do Estado – Murray Rothbard


Este ARTIGO foi publicado originalmente neste SITE

Em A anatomia do estado, Murray Rothbard explica o que o estado é e o que ele não é. Ele mostra como o estado nada mais é do que uma instituição que viola tudo aquilo que consideramos honesto e moral, sempre agindo sob uma falsa aura de bondade e preocupação para com o cidadão. Ele demonstra como o estado devasta a liberdade, destrói a civilização e ameaça a vida, a propriedade e o bem-estar social de todas as pessoas. 

Neste influente e original ensaio, Rothbard consolida tudo o que aprendeu com a tradição misesiana, com a tradição liberal e com a tradição anarcocapitalista, dando origem, de forma verdadeiramente inovadora, a um pensamento profundamente sistemático sobre economia política e social. 

O leitor que assimilar a concepção de Rothbard conseguirá entender claramente como todos os eventos estatistas atuais se encaixam de maneira lógica e compreensível, alterando para sempre a maneira como ele vê o mundo.

Sobre o autor

Murray Newton Rothbard nasceu em Nova Iorque em 1926, três anos antes da Grande Depressão. Foi um economista cujas idéias tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do movimento libertário moderno. Foi o idealizador do que hoje se conhece como anarco-capitalismo sendo um grande crítico de intervenções internacionais, sejam elas militares, políticas ou econômicas. Em 1982, ajudou a fundar o Instituto Ludwig von Mises, para promover suas idéias políticas e econômicas. Morreu em 1995, deixando dezenas de livros e ensaios publicados.

O post A Anatomia do Estado – Murray Rothbard apareceu primeiro em Livros Conservadores.