Cocaína – A Rota Caipira – Allan de Abreu


Este ARTIGO foi publicado originalmente neste SITE

Quis o acaso da geografia que o interior paulista e o Triângulo Mineiro estivessem na rota do narcotráfico internacional. A região é um ponto estratégico, caminho entre os países produtores da droga – Colômbia, Bolívia, Peru – de um lado, e os grandes centros de consumo, São Paulo e Rio de Janeiro, de outro. É pela rota caipira, como foi batizada, que se mede a pulsação da compra e venda de cocaína no Brasil.

Durante quatro anos, o jornalista Allan de Abreu entrevistou policiais, juízes, promotores, traficantes e cocaleiros no Brasil, Paraguai e Bolívia. Reuniu milhares de documentos, a maior parte inéditos. O resultado é esta obra-prima da reportagem, radiografia corajosa do mercado das drogas no país. Com uma narrativa eletrizante, Abreu devassa a ascensão e a queda dos grandes barões do pó; a criatividade na arte de despistar a polícia – cocaína vira tecido e até plástico –; o drama dos “mulas” a serviço do narcotráfico; a organização empresarial de grandes grupos criminosos como o PCC; os mecanismos de lavagem dos milhões de dólares impregnados pelo branco da cocaína e a corrupção do aparelho repressivo, da polícia ao Judiciário. Histórias múltiplas, quase sempre trágicas, que se unem na paisagem caipira.

Sobre o autor

Allan de Abreu é graduado em comunicação social pela Universidade Estadual de Londrina (2000), com habilitação em jornalismo, e mestre em teoria da literatura pela Universidade Estadual Paulista (2007). Professor de jornalismo impresso no Centro Universitário de Rio Preto (Unirp). É repórter especial do jornal Diário da Região, em São José do Rio Preto (SP), pelo qual foi o vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo (categoria Interior) em 2004. Foi repórter da Folha de S.Paulo em Ribeirão Preto (SP), do jornal Bom Dia, em Rio Preto, e do jornal O Estado de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Sua área de pesquisa é: jornalismo impresso, jornalismo e literatura e jornalismo investigativo.

O post Cocaína – A Rota Caipira – Allan de Abreu apareceu primeiro em Livros Conservadores.