O Contexto Histórico da Escola Austríaca de Economia – Ludwig von Mises


Este ARTIGO foi publicado originalmente neste SITE

Contexto Histórico da Escola Austríaca de Economia foi último livro publicado por Ludwig von Mises. A obra apresenta de modo didático a importância de Carl Menger, de Eugen von Böhm-Bawerk e de Friedrich von Wieser na formação da Escola Austríaca de Economia, o conflito desta com a Escola Historicista Alemã e o papel dos economistas austríacos no desenvolvimento da Ciência Econômica. Na edição brasileira da obra foram incluídos uma apresentação biográfica de Ludwig von Mises escrita por Fritz Machlup, uma introdução de Llewellyn H. Rockwell Jr. sintetizando as principais características da Escola Austríaca de Economia, um prefácio de José Manuel Moreira, um posfácio de Joseph T. Salerno, notas de rodapé do editor e um novo índice remissivo e onomástico.

Sobre o autor

Ludwig von Mises foi o reconhecido líder da Escola Austríaca de pensamento econômico, um prodigioso originador na teoria econômica e um autor prolífico. Os escritos e palestras de Mises abarcavam teoria econômica, história, epistemologia, governo e filosofia política. Suas contribuições à teoria econômica incluem elucidações importantes sobre a teoria quantitativa de moeda, a teoria dos ciclos econômicos, a integração da teoria monetária à teoria econômica geral, e uma demonstração de que o socialismo necessariamente é insustentável, pois é incapaz de resolver o problema do cálculo econômico. Mises foi o primeiro estudioso a reconhecer que a economia faz parte de uma ciência maior dentro da ação humana, uma ciência que Mises chamou de “praxeologia”.

O post O Contexto Histórico da Escola Austríaca de Economia – Ludwig von Mises apareceu primeiro em Livros Conservadores.