O Cálculo Econômico em Uma Comunidade Socialista – Ludwig von Mises


Este ARTIGO foi publicado originalmente neste SITE

O Cálculo Econômico em uma Comunidade Socialista é o famoso trabalho acadêmico de Ludwig von Mises, lançado em alemão em 1920, no qual é demostrada, de modo pioneiro, a impossibilidade do socialismo. O texto analisa o problema da distribuição de bens em um regime socialista, apresenta a natureza do cálculo econômico, acentuando os limites destes em uma economia coletiva, além de discutir o problema da responsabilidade e da iniciativa em empresas comunais. 

Além do prefácio de Yuri Maltsev e da introdução de Jacek Kochanowicz, nesta 2ª edição brasileira revista e ampliada foram incluídos uma apresentação biográfica de Ludwig von Mises escrita por Gary North, um novo prefácio de Fabio Barbieri, um posfácio de Joseph T. Salerno, notas de rodapé do editor e um novo índice remissivo e onomástico.

Sobre o autor

Ludwig von Mises foi o reconhecido líder da Escola Austríaca de pensamento econômico, um prodigioso originador na teoria econômica e um autor prolífico. Os escritos e palestras de Mises abarcavam teoria econômica, história, epistemologia, governo e filosofia política. Suas contribuições à teoria econômica incluem elucidações importantes sobre a teoria quantitativa de moeda, a teoria dos ciclos econômicos, a integração da teoria monetária à teoria econômica geral, e uma demonstração de que o socialismo necessariamente é insustentável, pois é incapaz de resolver o problema do cálculo econômico. Mises foi o primeiro estudioso a reconhecer que a economia faz parte de uma ciência maior dentro da ação humana, uma ciência que Mises chamou de “praxeologia”.

O post O Cálculo Econômico em Uma Comunidade Socialista – Ludwig von Mises apareceu primeiro em Livros Conservadores.