Liberdade e Propriedade – Ludwig von Mises


Este ARTIGO foi publicado originalmente neste SITE

Liberdade e Propriedade é conferência ministrada em 1958 por Ludwig von Mises, no encontro da Mont Pelerin Society, realizado nos Estados Unidos. O livro reúne também um ensaio sobre o papel das doutrinas na história humana e outro sobre a ideia de liberdade como um atributo da civilização ocidental, além das considerações do autor acerca do projeto de F. A. Hayek para a criação da Mont Pelerin Society, bem como o discurso deste último na abertura da primeira reunião desta instituição, ocorrida em 1947, na Suíça. 

A edição brasileira inclui também um prefácio de André Ramos, apresentação de Jörg Guido Hülsmann abordando o envolvimento de Ludwig von Mises em diversas instituições libertárias, um posfácio de Claudio A. Téllez-Zepeda, notas de rodapé do editor e um novo índice remissivo e onomástico.

Sobre o autor

Ludwig von Mises foi o reconhecido líder da Escola Austríaca de pensamento econômico, um prodigioso originador na teoria econômica e um autor prolífico. Os escritos e palestras de Mises abarcavam teoria econômica, história, epistemologia, governo e filosofia política. Suas contribuições à teoria econômica incluem elucidações importantes sobre a teoria quantitativa de moeda, a teoria dos ciclos econômicos, a integração da teoria monetária à teoria econômica geral, e uma demonstração de que o socialismo necessariamente é insustentável, pois é incapaz de resolver o problema do cálculo econômico. Mises foi o primeiro estudioso a reconhecer que a economia faz parte de uma ciência maior dentro da ação humana, uma ciência que Mises chamou de “praxeologia”.

O post Liberdade e Propriedade – Ludwig von Mises apareceu primeiro em Livros Conservadores.